RETIRO JOVENS AD SUIÇA 2023

Este ano tivemos mais uma vez o nosso retiro de jovens da AD Suíça nos dias 22-24 Setembro de 2023. Jovens de várias regiões da Suíça deslocaram-se até uma localidade chamada Moudon. Alguns percorreram centenas de quilómetros para participar neste retiro!
Quando ao final desse dia chegámos à cabana, já tínhamos pizzas quentinhas à nossa espera. Logo depois do jantar, fizemos um jogo para nos conhecermos melhor pois, apesar de todos pertencermos à mesma Igreja, havia quem não se conhecesse ainda. Eu achei que foi uma boa maneira de “quebrar o gelo” e ajudar os jovens a sentirem-se à vontade uns com os outros. Terminamos com um tempo de oração e perceber a expectativa de cada um para o que Deus queria fazer neste fim de semana.
Os dias de sábado e de domingo começaram, não apenas com comida para as nossas barrigas, mas também, com tempos devocionais para alimentar o nosso espírito. Foram momentos de reflexão e de introspecção muito enriquecedores. Os temas abordados foram tão interessantes e importantes que contribuíram para falarmos abertamente, de nós e da nossa experiência como cristãos.
O mais impactante neste retiro foram os cultos. Todos eles começaram com um momento de louvor abençoado onde pude sentir a presença do Espírito Santo. O tema do nosso retiro foi “Prioridades”. O Pastor Samuel Guimarães, levou-nos a refletir sobre o que temos, o que devemos fazer e o que conhecemos. Aprendemos que temos Deus nas nossas vidas e que Ele deve estar sempre em primeiro lugar. Devemos amar a Deus, amar o nosso próximo como a nós mesmos e desejar viver experiências com Ele.
Por fim, o Pastor levou-nos a pensar sobre como temos usado o nosso tempo, e como podemos/devemos vivê-lo de forma equilibrada. Estas lições foram muito importantes para nós que somos jovens e vivemos num mundo tão perdido e que oferece tantas distrações.
O nosso retiro também teve momentos de muita comunhão e diversão com gincana e quiz bíblico.
Senti bastante a presença do Espírito Santo durante aqueles dias! Foi um tempo, realmente, muito abençoado!
Inês Lourenço Aparício