Amor Incondicional

Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: enviou o seu Filho único ao mundo, para recebermos a vida por meio dele. E esse amor consiste nisto: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi ele que nos amou e nos enviou o seu Filho para ser sacrifício de expiação pelos nossos pecados (1 João 4.9-10 BPT).
Uma frase do filme Moulin Rouge diz assim “A coisa mais importante que se pode aprender na vida é amar. E em troca, amado ser.” Este filme conta a história de um escritor que vivia numa busca incessante pelo amor. Como a personagem deste filme, as pessoas vivem a sua vida em busca de amor, serem amadas. Se eu te perguntasse se queres ser amado, acredito que a resposta seria um redundante sim. Se eu te perguntar se estás disposto a amar, a resposta vai ser, muito provavelmente, e se formos honestos, um misto. Depende da pessoa, sim, talvez, não sei bem…
Amor é uma palavra um pouco ambígua nos dias de hoje porque é definida por muitas vozes e está carregada de muito ruido. Precisamos, constantemente, recorrer à voz de Deus para não nos esquecermos do que amor significa. Neste texto de João encontramos algumas coisas muito importante.
Conhecimento – A grande demonstração de amor, a grande iniciativa que define aquilo que é o amor, vem de Deus. Esta é das coisas mais maravilhosas que nós podemos compreender. Não precisamos procurar mais. Deus é amor. Deus ama-te. O amor de Deus envolveu uma ação, uma dádiva na forma de uma pessoa, Jesus Cristo. Esta descoberta liberta-nos na nossa busca interminável e permite-nos conhecer Jesus Cristo. As nossas melhores aproximações a Deus sem esta certeza tornam-se inconsequentes. O nosso amor em direção a Deus e ao próximo tem sempre isto em conta, que Deus é amor e Ele teve a iniciativa.
Transformação – Este amor incondicional de Deus transforma-nos, porque permite-nos conhecer Jesus e compreender aquilo que Ele fez por cada um de nós. Jesus, por amor a todas as pessoas, vai fazer este sacrifício. Ele expiou os nossos pecados. O que significa esta palavra tão estranha? Significa que através de Jesus, podemos estar reconciliados com Deus. Jesus tornou-nos favoráveis para Deus e a ira de Deus por causa do pecado foi resolvida através de Jesus.
Ação – Naturalmente que este é um amor incondicional, por alguns motivos que já falamos, mas torna-se também um amor que nos condiciona. Como assim? Se conhecemos este amor e o experimentamos como é que ficaremos na mesma? Este é o argumento que João está a desenvolver. Se sabemos isto, a nossa resposta é amar o nosso próximo “Queridos amigos, se Deus nos amou desta maneira também nós devemos amar-nos uns aos outros.” 1 João 4.11
Somos amados por Deus sem condições? Sim. Como o personagem que mencionei inicialmente, a melhor coisa que podemos fazer é amar e sermos amados. Lanço-te um desafio. Descobre que és amado por Deus incondicionalmente. A melhor resposta a isto, é amar o próximo. Com Jesus Cristo no centro, e com a verdade de Deus que nos transforma.
Samuel Guimarães